BabyPap - Ventilação Não Invasiva em Pediatria

O BabyPAP, o CPAP para crianças pequenas. Saber usar o BabyPAP é outro conhecimento que o Fisioterapeuta que atua na área respisratória deve ter - ao menos quando atende os pequenos.


Para se conhecer os componentes, e como eles se relacionam, assista o excelente vídeo sobre BabyPap da página EnfermagemPrática, feito pelo Breno Neiva. Nele, o Breno monta um BabyPAP passo-a-passo!


Veja também este outro ótimo outro vídeo, da página do Fisioterapeuta Juliano Mazzotti, também mostrando a montagem de um BabyPap.


Agora, vamos ao BabyPAP...


BabyPAP




Vamos ver cada um dos principais componentes primeiro e, depois, como ajustá-lo.


Blender: nele vão ser misturados o oxigênio com o ar pressurizado. Ou seja, o ar pressurizado e o oxigênio, oriundos da régua, entram no aparelho (região posterior, via de regra) e se misturam no blender. É nele que ajustaremos a FiO2. Conectado ao blender está um fluxômetro, no qual iremos definir o fluxo recebido pelo paciente.


Desse fluxômetro, é conectado um cabo, o qual vai para o umidificador/aquecedor.


Deste, sai o ramo inspiratório que irá para a pronga nasal.


O CPAP vai ser preenchido por água destilada dentro dos limites sugeridos pelo recipiente. Nele se liga o ramo expiratório da pronga. Quanto mais água destilada, maior a pressão (PEEP).


válvula de segurança

Válvula de segurança: não é um ítem sempre presente. Na figura, é a peça em branco. Impede que sejam geradas elevadas pressões inspiratórias.

Quais parâmetros utilizar?

De acordo com este manual EBSERH,

. fluxo entre 5 e 10l

. temperatura entre 32 e 36 graus celsius


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tubo Endotraqueal com Rolha

Ventilação Mecânica em Condições Específicas