Lidando com a Traqueostomia
Desmame da traqueostomia
Segundo "O ABC da Fisioterapia Respiratória", o desmame da traqueostomia se faz em alguns passos:
. desmame do cuff: manter o paciente com cuff desinsuflado por períodos relativamente maiores, até chegar a 24hs sem sinais de desconforto, dispnéia ou aumento do nível de secreção;
. depois do desmame do cuff, com o paciente tolerando e concordando, fazer o bloqueio do tubo de traqueostomia em períodos progressivamente maiores, até chegar a 24hs/dia, sem desconforto respiratório. Caso seja necessário fazer aspiração via traqueostomia, pode-se fazer nebulização com máscara oral.
Teste para decanulação
De acordo com LAGAMBINA et al (2011), pacientes que não precisem de Ventilação Mecânica por 48 horas são candidatos para a decanulação, sendo que o teste para tal pode ser simples, como desinsuflar o cuff e tapar o tubo, observando se há ventilação adequada, sem dispnéia, hipóxia ou estridor e sem dificuldade de lidar com as secreções por 30 minutos ou mais, com prontidão do paciente e este sendo capaz de gerar tosse eficaz ("forceful cough"). Em pacientes que receberam ventilação mecânica por muitos dias e em pacientes mais graves, pode-se prolongar o teste por 48 ou 72 horas.
Comentários
Postar um comentário