Ventilação Mecânica Invasiva em Neonatologia e Pediatria
Ventilação Mecânica em Pediatria e Neonatologia
O Thiago Amorim sugere diversos ajustes iniciais nos parâmetros ventilatórios INICIAIS para crianças e neonatos. Ele muito didático e organizado. Dá uma conferida no vídeo dele:
Modo Ventilatório: PCV!!! (sim, ponto de exclamação pra deixar bem destacado!)
Pressão: 20cm H2O (ou seja, pressão de 20 - segundo ele, valor inicial adequado tanto para adultos quanto crianças - ele ainda relata que PIPs - pressões de pico - acima de 35cmH2O são perigosas, gerando risco de barotrauma)
FR: 20 a 30 (pediatria -2 anos de idade ou mais), 30 a 40 (neonatologia). Ajustar (refinar) esses parâmetros com base no CO2 (via gasometria ou capnografia) e na curva de fluxo do ventilador (se houver AutoPEEP na curva de fluxo, a FR está alta).
Tempo Inspiratório: 0.8 a 1.2s inicialmente. Pode variar até 0.6 a 1.5s. Havendo AutoPEEP, reduzir tempo inspiratório para haver maior Tempo Expiratório e evitar a hiperinsuflação)
FiO2: iniciar em 100%, depois adequar conforme SpO2.
PEEP: 5cmH2O
Nesse outro vídeo, logo abaixo, a Fisioterapeuta Letícia Campos deixa claro que, para neonatos e pediatria (até cerca de 5 anos), usa-se o peso REAL do paciente para se determinar o volume, e não o peso predito. O volume de 4 a 6ml/kg de peso REAL é o que deve ser usado.
outros artigos
Oxigenioterapia
Ao usar catéter nasal, o fluxo máximo em lactentes é de 2l/min, enquanto na pediatria é de 4l/min @ftclaudioalbuquerque.
Comentários
Postar um comentário